“É triste que, dez anos após a morte de Steve Job, uma empresa que outrora revolucionou a Internet móvel tenha se tornado a sua maior barreira”, escreveu o fundador do Telegram, Pavel Durov, em seu canal no app de mensageria, se referindo à Apple.

Durov reclama de vários limites do navegador Safari que pioram a experiência dos usuários com web apps, como, por exemplo, a versão web do Telegram. Um engenheiro do app de mensageria recentemente destacou 10 pontos que poderiam ser melhorados no Safari para resolver esses problemas. Porém, Durov suspeita que a Apple estaria atrasando a evolução do Safari de propósito, para forçar os desenvolvedores a criarem apps nativos para iOS, cujo download é controlado pela Apple em sua loja de apps na qual é cobrada uma taxa de 30% sobre qualquer venda.

Em sua publicação, Durov elogia a investigação conduzida pela Autoridade de Competição e Mercados (CMA) do Reino Unido, que aponta para a existência de um duopólio de Apple e Google no ambiente de navegadores móveis.