O TikTok (Android, iOS) anunciou novos recursos que estarão disponíveis nas próximas semanas. Eles ajudam o público, de perfil diversificado, a personalizar as preferências de visualização do conteúdo, assim como a proteger pessoas mais jovens. 

A plataforma chinesa começa a apresentar uma versão inicial de um recurso que ajuda a evitar conteúdos com temas maduros entre o público de 13 a 18 anos. Esses tipos de vídeos, como cenas fictícias que podem ser assustadoras ou intensas, receberão uma pontuação de maturidade, selecionando para quem serão distribuídos.

Primeiramente, a atualização se concentra no público mais jovem, mas nos próximos meses as funcionalidades também estarão disponíveis para todos os usuários. Todos terão a possibilidade de restringir automaticamente vídeos com palavras ou hashtags que não desejam ver nos feeds “Para você” e “Seguindo”.

Testes

Em 2021, o TikTok iniciou testes para evitar a recomendação de conteúdos que podem ser bons se aparecerem poucas vezes no feed do usuário, mas potencialmente problemáticos se vistos repetidamente ou em blocos. Alguns tópicos seriam relacionados a dieta, condicionamento físico extremo, tristeza e outros assuntos de bem-estar.

Nos Estados Unidos, segundo a rede social, foi identificada uma melhora na experiência de visualização dos usuários. No entanto, a empresa reconhece que ajustes respeitando as nuances envolvidas ainda devem ser feitos.