O Instabridge (Android, iOS) é um aplicativo de compartilhamento de senhas de acesso de redes de Wi-Fi. Sua proposta é reunir os dados para a conexão a milhões de pontos de acesso ao redor do mundo, como restaurantes, lojas de conveniência, shopping centers, escritórios etc. Qualquer pessoa pode informar a senha de uma rede Wi-Fi, que passa a fazer parte do banco de dados do Instabridge, acessível a qualquer usuário do aplicativo. Hoje o app conta com 3 milhões de hotspots cadastrados no mundo, sendo cerca de 250 mil na América do Sul. E o Brasil é o seu maior mercado, com 2 milhões de usuários, sobre um total de 3 milhões.

A usabilidade do Instabridge é um dos seus principais diferenciais. Logo que o app é aberto, ele revela quais são as redes Wi-Fi disponíveis para conexão. Basta escolher uma e clicar. O próprio app se encarrega de proceder com o acesso: o usuário não precisa digitar senha, que permanece oculta. Se não houver nenhuma rede no local, o app indica aquelas mais próximas, inclusive com uma estimativa de tempo de caminhada até o endereço, exibido em um mapa no Google Maps. O app informa em que tipo de estabelecimento a rede está instalada (restaurante, academia etc), dá uma nota para a sua qualidade e estima a velocidade média para download e para upload. Também dá para testar a velocidade da rede em que o usuário se encontra: o app realiza o teste na hora e mostra e um gráfico de fácil compreensão que tipo de conteúdo dá para trafegar ali.

Uma funcionalidade fantástica é a de baixar os dados de todas as redes cadastradas em um determinado continente antes de fazer uma viagem internacional. Para se ter uma ideia, os dados das redes da América do Norte ocupam apenas 39 MB e da Europa Ocidental, 21 MB.

Além de ser fácil de usar, o app é gratuito e não tem propaganda. A empresa pretende lançar em 2017 algumas funcionalidades pagas, como a oferta de redes privadas virtuais (VPNs), para dar mais segurança, e acesso a redes Wi-Fi de parceiros com garantia de velocidade mais alta.