A Nvidia confirmou a compra da empresa de arquitetura de chips ARM por US$ 40 bilhões em parceria com seu principal investidor, o SoftBank, nesta segunda-feira, 4. Embora a aquisição tenha sido comemorada pela parte compradora que pretende criar a “principal empresa de computação do mundo em inteligência artificial”, ela foi amplamente criticada no mercado.

Em entrevista à rádio BBC 4, o fundador da ARM, Hermann Hauser, disse que a Nvidia destruirá o modelo de negócios o que causará demissões na sua sede em Cambridge, Reino Unido, além de ser um desastre para Europa e para o Reino Unido. Hauser ainda publicou uma carta endereçada ao premiê britânico Boris Johnson que alerta sobre as demissões, possíveis danos ao mercado de semicondutores e na qual pede ao primeiro-ministro que cancele a transação.

Por sua vez, Geoff Blaber, vice-presidente de pesquisa da CCS Insights, alertou em entrevista à Reuters que a aquisição trará ao mercado de semicondutores desequilíbrio. Para ele, a independência da britânica ARM (sem amarras com chineses ou norte-americanos) até aqui era o valor dela para o mercado, mas a compra pela norte-americana Nvidia muda a dinâmica do jogo e o seu potencial pode erodir.

Como efeito, Blaber acredita que os clientes da ARM (os principais fabricantes de smartphones, PCs e dispositivos de IoT) podem procurar por outras soluções, como RISC-V, um consórcio para arquitetura de chips em código aberto.