A startup israelense DockTech anunciou nesta última quarta-feira, 13, uma nova parceria com a Portos RS, que é responsável pela administração dos portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A startup desenvolve tecnologias de monitoramento em tempo real das profundidades do leito marítimo e o objetivo é poder aumentar a segurança das operações no mar e portuárias utilizando rede 4G.

A solução do projeto foi feita por meio da tecnologia de gêmeos digitais e análise massiva de dados, que utiliza as medições de profundidade coletadas por rebocadores e embarcações de apoio portuário para criar uma versão virtual do leito marinho dos portos e vias de navegação. Com essa ferramenta, é possível acompanhar a profundidade dos canais e entender como o padrão de assoreamento dos portos pode afetar a segurança da navegação e o transporte de cargas, tudo em tempo real.

Como funciona

Por meio dos rebocadores da Wilson Sons – que está há mais de três anos cooperando com a startup israelense – e outras embarcações que operam na mesma região, o sistema consegue monitorar o leito marítimo e hidroviário das vias de navegação dos complexos portuários administrados pela Portos RS. São instalados dispositivos dentro das embarcações, reunindo a solução com sensores de maré e dados AIS (Automatic Identification System, ou Sistema de Identificação Automática), como também toda a configuração de marés, zoneamento e demarcações no sistema. Os dados obtidos pelos dispositivos são transferidos através de uma rede móvel pública 4G.

Além disso, os dispositivos instalados em embarcações locais são utilizados para conseguir dados sobre as condições de profundidade ao longo do canal de navegação, podendo ser feitas intervenções pontuais, onde os assoreamentos são mais graves, gerando maior economia com os custos dessas obras.

DockTech e Portos RS

Atualmente, a DockTech possui operações ativas em nove países, registrando ao todo 122 embarcações que fazem o monitoramento em 35 regiões. Além de monitorar os portos do Brasil, por meio da frota de mais de 80 rebocadores da Wilson Sons, a empresa opera nos Estados Unidos (Tampa Bay e Rio Mississipi), Colômbia (Barranquilla), Equador (Guayaquil), Austrália (Geraldton), Alemanha (Hamburgo), Romênia (Danúbio), Espanha (Valencia) e Israel (Ashdod).

Enquanto isso, a Portos RS é responsável por administrar mais de 754 quilômetros de vias navegáveis dos portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. No ano passado, foram, ao todo, cerca de 40 milhões de toneladas de cargas movimentadas nos portos mencionados.