A Samsung apresentou nesta quarta-feira, 14, seu segundo smartphone com o sistema operacional Tizen, o Samsung Z3 – note-se que o Z3 não é membro da família dos celulares “Galaxy”, marca usada para os aparelhos Android da fabricante. Inicialmente lançado apenas para o mercado indiano, o smartphone possui design similar ao Galaxy Note 5, contudo sua tela é menor – 5 polegadas, ante 5,7 do phablet.

O OS utilizado pela companhia sul-coreana no celular faz parte de um plano de médio e longo prazo para a integração entre handsets e dispositivos à Internet das Coisas (IoT), como eletrodomésticos, em um único ecossistema. Além do smartphone Z3, a Samsung lançou no começo do ano o celular Z1 com Tizen e, mais recentemente, o relógio inteligente Gear S2.

Entre suas outras configurações, o novo handset da Samsung possui: processador quad-core de 1,3 GHz, 1 GB de memória RAM, 8 GB de armazenamento (expansível para 128 GB com MicroSD), bateria de 2.600 mAh, Wi-Fi , 3G, câmera de 8 megapixels traseira e 5 megapixels frontal.

O Samsung Z3 chega às lojas da Índia no mês de outubro por 8,5 mil rúpias (aproximadamente R$ 500 na corretagem atual) nas cores dourada, preta e prata.