A mineira Engetron, fabricante de nobreaks para o mercado corporativo e doméstico que soma mais de 1 milhão de clientes, incluindo bancos e centros de processamento de dados, está planejando se expandir internacionalmente a partir do ano que vem. A empresa analisa oportunidades principalmente nos EUA e na Europa. Sua ideia é replicar no exterior a mesma estratégia adotada no Brasil de trabalhar com parceiros para distribuição, revenda e assistência técnica. A produção continuará no Brasil.

Aluisio de Olivera, CEO da Engetron, ao lado da nova linha de nobreaks inteligentes da marca

“Atualmente exportamos para clientes brasileiros que são internacionais. E agora estamos fazendo uma pesquisa sobre o mercado internacional para entrar com o pé direito lá fora. Queremos fazer rapidamente essa entrada no exterior. Temos um plano de crescimento grande”, comenta Aluisio de Oliveira, presidente da Engetron, em entrevista para Mobile Time.

Para a sua entrada no mercado internacional, a empresa conta com o diferencial de oferecer monitoramento remoto dos nobreaks através do aplicativo Engetron IoT (Android, iOS), lançado em março deste ano e desenvolvido pela sua própria equipe de TI. Através do app, técnicos dos clientes podem monitorar remotamente o funcionamento de milhares de nobreaks simultaneamente – empresas de grande porte, como bancos, chegam a ter mais de 10 mil nobreaks. Os equipamentos podem ser divididos em grupos regionais para o acompanhamento por diferentes técnicos através do app.

O app classifica os nobreaks em quatro cores: verde (tudo ok); amarelo (requer manutenção preventiva); vermelho (requer uma ação imediata); e cinza (nobreak desligado). Para cada equipamento, o app informa se está ligado e como está trabalhando; a temperatura interna; as tensões de entrada e saída; e, caso falte energia, quanto tempo vai durar com as baterias no estado em que se encontram. São apresentados também o histórico de ocorrências e os dados estatísticos de cada nobreak. É possível verificar, por exemplo, quantas vezes faltou energia, quando faltou (dia e horário) e por quanto tempo em cada vez.

Os dados são transmitidos criptografados através de rede Ethernet, Wi-Fi ou mesmo pelo rede celular – os nobreaks vêm com SIMcard embutido, cujo custo de Internet móvel é arcado pela Engetron.

“A solução IoT garante acesso fácil à informação, diagnóstico à distância e redução dos custos, diminuindo de quatro para uma visita de manutenção por ano”, diz Oliveira. Cerca de 30 mil nobreaks são monitorados pela solução Engetron IoT atualmente, e a expectativa é superar 50 mil ao fim do ano.

Os clientes também têm a opção de contratar um serviço de monitoramento 24×7 da própria Engetron para os seus nobreaks. Esse acompanhamento remoto também poderá ser oferecido para os clientes no exterior.

Rendimento e compactação

Oliveira destaca ainda o alto rendimento e o tamanho compacto (apenas 2U) dos mais recentes modelos de nobreaks da nova linha DWMM Modular como diferenciais competitivos no mercado internacional.