App da rede Suplicy: ao selecionar o produto, basta apontar a câmera para o QR Code da gôndola e a mercadoria vai para o carrinho de compras

Em julho, a rede Suplicy Cafés, em parceria com a Visa, lançou um app para agilizar o pagamento em uma de suas lojas, localizada no SP Corporate Towers, uma das maiores torres comerciais da América Latina. Lá, o público não podia esperar muito para pegar e pagar o que consumia, então, era preciso acelerar esse processo e melhorar a experiência do cliente. Com a solução, os usuários do aplicativo escolhiam de antemão um produto e faziam o pagamento in-app. Depois, era só passar na loja e retirar a encomenda para viagem ou consumir ali mesmo. Mas, a partir de agora, o app ganhou novos recursos que serão experimentados em todas as lojas Suplicy Cafés presentes nos 11 espaços de coworking de São Paulo da WeWork. Trata-se do chamado honest market, que, em português, significa “mercado honesto”. Com as atualizações, o cliente poderá selecionar os produtos in loco por meio da câmera do celular e escanear o QR Code para pagar o que consumir. Ou seja, não precisa de atendente ou alguém o esperando no caixa para poder fazer o pagamento. É o famoso faça você mesmo. Ou, no caso, compre você mesmo.

Ao acessar o aplicativo, o cliente seleciona a loja onde está e a câmera do celular é ativada para fazer a leitura do QR Code, localizada na gôndola ao lado de cada produto. Ao escanear o código, o produto vai para a cesta de compras no app e, ao confirmar a compra, o pagamento é realizado por meio do cartão de crédito ou vale refeição, previamente cadastrado no aplicativo, ou usando o cartão do Visa Checkout.

Por enquanto, o serviço só poderá ser usado nessas lojas-conceito, mas a ideia é expandir com o recurso para outros estabelecimentos da marca.

Cocriação

O aplicativo da Suplicy Cafés foi desenvolvido em uma sessão de cocriação entre a marca e a Visa. Juntos, eles pensaram na solução para acelerar o processo de escolha dos produtos e de pagamento, questões importantes já que o tempo de almoço no prédio comercial é semelhante para muitos clientes. A Visa ajudou na escolha do fornecedor do produto e apoiaram o desenvolvimento do aplicativo e a integração do Visa Checkout ao app junto ao fornecedor.