Controladora da brasileira Vivo, a Telefónica certificou um módulo narrow band de Internet das Coisas (NB-IoT) com alto desempenho produzido pela Quectel Wireless Solutions, informou nesta quarta-feira, 15, a fornecedora de equipamentos sediada em Xangai.

A solução em questão (a BC95-G) oferece capacidade de troca de assinatura baseada nos padrões GSMA V3.2. De acordo com a Quectel, tal funcionalidade é especialmente útil para usos como medição inteligente (água, gás e eletricidade) ou cidades inteligentes (gestão de resíduos, estacionamentos, iluminação pública, monitoramento de poluição e outros).

“Os medidores inteligentes devem ser usados por 10 a 15 anos e, em geral, são instalados em locais de difícil acesso, o que eleva muito o custo de troca de assinaturas. Além disso, a tecnologia de troca de assinaturas pode ajudar a simplificar a instalação, a gestão e a segurança dos dispositivos de medição ‘à prova de futuro'”, argumentou a fornecedora de tecnologia. A Quectel também destacou a compatibilidade de novo módulo com múltiplas bandas de frequência e o “consumo de energia extremamente baixo” do produto.

No Brasil, as primeiras redes comerciais NB-IoT do País foram lançadas pelas operadoras de telecom a partir do ano passado; entre elas, a da Vivo.