No ano de 2020, cada brasileiro que possui smartphone passou, em média, 4,8 horas por dia utilizando o seu aparelho, informa o novo relatório anual da App Annie. Trata-se de um aumento de 1 hora em relação à média verificada no País em 2019, que era de 3,8 horas por dia. O Brasil é o segundo país do mundo com o maior tempo diário de uso de smartphone, atrás apenas da Indonésia (5,2 horas/dia). 

Depois do Brasil, completam o ranking dos 10 países com maior tempo médio diário: Índia (4,6 horas/dias); México (4,4 horas/dia); Argentina (4,4 horas/dias); Coreia do Sul (4,4 horas/dia); Turquia (4 hora/dia); China (3,9 horas/dia); Japão (3,7 horas/dia); e Canadá (3,6 horas/dia). 

No mundo, durante a pandemia, o tempo usado no celular aumentou em média 20%, estima a App Annie.

Apps mais populares

A App Annie divulgou também a lista dos 10 aplicativos com maior base de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) no Brasil em 2020. Apenas um deles foi criado no País, o iFood, que ocupa a décima posição:

1- WhatsApp

2- Facebook

3- Instagram

4- Messenger

5- Netflix

6- TikTok

7- Spotify

8- Uber

9- Mercado Livre

10- iFood

Vale a pena cruzar a lista com aquela produzida por Mobile Time e Opinion Box com os apps mais presentes na homescreen brasileira. Há seis títulos em comum no top 10. Quando o critério é presença na tela inicial, três aplicativos bancários entram no ranking (Caixa, Nubank e Banco do Brasil), além do YouTube, no lugar de TikTok, Spotify, Mercado Livre e iFood.

Downloads

No Brasil, houve 10,1 bilhões de downloads de aplicativos móveis em 2020, somando Google Play e App Store, informa a App Annie. Os dez aplicativos com maior quantidade de downloads no País no ano passado foram:

1- TikTok

2- Caixa TEM

3- WhatsApp

4- Facebook

5- Instagram

6- Kwai

7- Google Meet

8- Americanas

9- Shopee

10- Facebook Messenger