O desenvolvimento de dispositivos com Android Go é o foco de três fabricantes nacionais em 2019: Multilaser, Positivo e SEMP TCL. Em conversa com Mobile Time, os executivos de produtos móveis confirmaram novos dispositivos com o sistema operacional mais simples do Google e como será o rol de produtos para 2019.

Fabiano Favero, gerente de produtos da Multilaser, reconheceu que a grande fatia de mercado de smartphones fica com os líderes, Samsung e Motorola. Contudo, ele lembra que lidera em vendas de dispositivos abaixo de R$ 599, os smartphones de entrada, disputando com SEMP TCL e Positivo. Para ele, o desafio de 2019 será aumentar o tíquete médio e, para isso, deve investir mais em funcionalidades.

“Nós vemos e seguimos as tendências de mercado. Teremos modelos de entrada com melhora de câmera e memória e melhoria em design no intermediário. Em feature phones vamos começar a migrar com alguns modelos 3G, Wi-Fi, e design com acabamento refinado. Vamos mudar todo o portfólio. Ao todo, teremos oito feature phones e 12 modelos de smartphones para 2019”, disse Favero.

“O Android Go nos proporcionou competitividade. Modelos de baixo custo com boa usabilidade. Isso alavancou muito as nossas vendas no segundo semestre. A virada do jogo foi essa iniciativa com o Google. De 1 GB de RAM para baixo, para nós é obrigatório trabalhar com Android Go, e vamos continuar em 2019”, completou.

Por sua vez, Reinaldo Paleari, diretor de mobilidade da SEMP TCL, confirmou o fim do uso da marca Alcatel pela operação brasileira. De acordo com o executivo, a mudança ocorre para reforçar a estratégia de vendas com foco nas outras duas marcas da empresa, TCL e SEMP, com SEMP trabalhando no segmento de entrada e TCL no segmento intermediário e premium. No resto do mundo, a Alcatel continuará existindo.

“Teremos quatro modelos de feature phones, quatro modelos de smartphones SEMP, quatro smartphones TCL e descontinuo dois handsets e lanço dois novos. Ao todo, nós temos 12 modelos no portfólio”, disse Paleari. “Com Android Go, a proposta é ser acessível. Ele se adequa bem a produtos com especificações abaixo de 1 GB de RAM. Nos quatro produtos SEMP que vamos lançar, todos terão o GO”.

Por sua vez, Jorge Bosch, gerente de produto da área de mobilidade na Positivo Tecnologia, explica que os próximos lançamentos “chegam nas próximas semanas” com uma “remodelação dos smartphones”. E afirma que a companhia continuará investindo em feature phones. “Nosso objetivo este ano é destacar essa identidade que viemos trabalhando desde 2012. Nosso portfólio chega terá quatro novos smartphones. Além disso, teremos algumas novidades até o final de 2019”, disse Bosch.

Sem dizer quantos handsets com Android Go haverá no portfólio, o executivo frisou a importância do OS em seu portfólio: “O Android Go continua forte. Continua importante para acessar os smartphones de entrada. Pode acontecer a canibalização entre os smartphones de 4 polegadas, ante os feature phones de 2,8 polegadas. Muitas pessoas são levadas por uma maior oferta de aplicativos. O Android Go acaba tendo uma atratividade maior. Lá fora, não teve canibalização. Ele entrou em uma camada que não era atendida”.