Uber

Foto: divulgação

O Botão Ligar para a Polícia dentro do aplicativo da Uber (Android , iOS), antes em fase de testes na Baixada Fluminense, será ampliado para a capital do Rio de Janeiro.

A integração tecnológica entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber permite que um usuário ou motorista parceiro clique no botão da plataforma de transporte e estabeleça uma ligação instantânea com o Serviço 190, o qual está subordinado ao Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência.

Quando o botão é acionado o Serviço 190 recebe a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem. Assim, todas as informações do veículo, do usuário e do motorista são expostas na tela do computador do operador.

Como funciona

A ferramenta se serve de sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizados na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Cecopom tem acesso a informações da viagem no momento em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do número do telefone.