A TIM lançou nesta semana um aplicativo Android para gerenciamento do seu serviço de som de chamada (ringback tone). Com ele instalado, seus assinantes podem gerenciar as músicas do serviço, escolhendo qual deve ser executada quando alguém lhe telefona. Até então, o principal canal para o gerenciamento do serviço era o portal web da operadora. A TIM cobra R$ 1,99 pela assinatura mensal do som de chamada e mais R$ 1,99 por música escolhida. Os valores são cobrados na conta de clientes pós-pagos os descontados dos créditos dos pré-pagos. O aplicativo se chama "TIM Som de Chamada" e está disponível para download gratuito na Google Play.

A TIM é a segunda operadora a lançar um aplicativo móvel de ringback tone. A primeira foi a Vivo, que disponibilizou o app "Vivo Som de Chamada" em fevereiro deste ano.

Análise

O serviço de som de chamada nasceu na Ásia, cerca de dez anos atrás, onde se popularizou rapidamente. No Brasil, começou a dar certo de dois anos para cá, substituindo os antigos ringtones como principal fonte de receita em música móvel para as teles nacionais. Entre suas vantagens está o fato de não poder ser pirateado e funcionar em qualquer aparelho, mesmo os mais simples, pois as músicas ficam armazenadas no servidor da tele e são executadas pela rede, por cima do tradicional alerta sonoro da chamada.

No fim do ano passado, MOBILE TIME noticiou sobre a tendência de migrar esse serviço para apps móveis, destacando uma solução desse tipo oferecida pela RealNetworks.