O decreto do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) deve ganhar mais apoio após as eleições do segundo turno. De acordo com Guilherme Corrêa, analista de infraestrutura do MCTIC, as conversas para a aprovação presidencial ganharão mais força depois do término do período eleitoral. “O decreto do plano de Internet das Coisas está no Ministério da Casa Civil. Acreditamos que a assinatura sai ainda neste ano”, disse Corrêa, durante sua passagem no Futurecom 2018, nesta segunda-feira, 15, em São Paulo.

“IoT foi uma prioridade nos últimos dois governos, passou por dois presidentes e quatro ministros entre 2014 e 2017. Continuará sendo prioridade para o próximo. Mas antes nós acreditamos que o projeto será sancionado pelo presidente (Temer)”, completou. “O governo passará por uma transição, mas IoT vai continuar existindo”.

O Plano foi apresentado por Michel Temer um ano antes, durante a Futurecom 2017.

BNDES e Observatório de IoT

Outros pontos que ainda estão em resolução é o Observatório de IoT e a lista dos primeiros aprovados na chamada do BNDES. Sobre o Observatório, que funcionará como um portal na Internet para esclarecimento de dúvidas e conectar todos os elos da cadeia (estudante, acadêmico, comprador e vendedor de IoT), Corrêa revelou que falta apenas sentar com todas as partes para desenvolver o site. Além do MCTIC, CPqD e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) apoiam a empreitada.

Em relação ao BNDES, o analista do ministério revelou que a seleção acontecerá esta semana. O programa que tem um fundo de R$ 30 milhões escolherá projetos em cidades, campo, saúde e indústria. O assessor adiantou que muitos dos projetos-piloto cumpriram com as expectativas, que era gerar interação com mais de uma empresa para fomentar o setor. Em um dos casos, uma empresa informou que pretende se relacionar com 20 atores. A data dos resultados sairá posteriormente.