Periscope

 

O Twitter confirmou na tarde desta terça-feira, 15, o fim do Periscope (Android, iOS), seu aplicativo para transmissões de vídeo ao vivo. Em anúncio feito no seu blog, a companhia informou que o app será retirado das lojas apenas em março de 2021, mas depois da atualização feita hoje o aplicativo não aceitará novos usuários. O Periscope existe há cinco anos e acumula mais de 50 milhões de downloads e mais de 500 mil comentários na Google Play.

Na publicação, a equipe da empresa diz que o Periscope tem um modo de manutenção “insustentável”, teve queda de uso nos últimos anos e que “deixá-lo como está” não seria justo com sua comunidade. No comunicado, informa que, provavelmente, tirariam do ar em 2020, mas eventos globais como #BlackLivesMatter adiaram a decisão.

Os usuários que ganham moedas – Super Coins – pela plataforma, devem fazer a troca desses tokens por dinheiro até 30 de abril. A partir desta terça-feira, a venda de super coins não é mais permitida.

Em breve, o Twitter dará instruções aos usuários que desejam baixar os vídeos que possuem no Periscope.

Ainda na mensagem de despedida no blog, o time do Periscope explica que o Twitter continuará trabalhando com transmissões em vídeo em sua principal plataforma. E afirmam que este foi o motivo para trazer as principais funcionalidades do Periscope para a rede social. Recomendam, inclusive, que seus usuários migrem para o Twitter Live.