Ilustração: Cecilia Marins/Mobile Time

A Sensedia, empresa desenvolvedora de APIs, fechará 2022 com crescimento de 40% e estima finalizar o ano com receita em torno de R$ 185 milhões. Um dos segmentos que mais ajudou a impulsionar os resultados da multinacional brasileira foi o de open finance.

Ao todo, a empresa conta com cerca de 200 clientes enterprises. O mercado financeiro representa 1/4 desse montante. “Mas se além de bancos colocarmos seguradoras, empresas de pagamentos, esse volume chega a cerca de 40%”, estima o Kléber Bacili, CEO e cofundador da Sensedia.

O número de colaboradores também teve um incremento. No caso, na ordem de 50%. “Em 2022, mais do que dobramos as áreas de Produtos, Engenharia e Desenvolvimento de Negócios (geração de oportunidades e vendas), mas, ao mesmo tempo, conseguimos manter a nossa cultura.

Regulações

Outro ponto que vem contribuindo para o impulsionamento da empresa são as regulações como a de open banking/open finance e open insurance – um segmento cada vez mais crescente. À medida que as regras do mercado vão tomando forma e se fazem necessárias, mais oportunidades aparecem, disse Bacili em conversa com a imprensa especializada nesta quinta-feira, 15. E, como a Sensedia é parceira de boa parte das grandes seguradoras brasileiras, o trabalho de open insurance é uma consequência.

“Quatro das seis maiores empresas de seguro trabalham com a Sensedia. E trabalhamos na sua transformação digital e para o open insurance”, completa o CEO.

Mas Fábio Rosato, diretor-executivo de soluções da Sensedia, alerta que a regulação é boa, mas quando atrasa, tudo anda para trás. “As datas regulatórias botam pressão e fazem as empresas caminharem, mas quando o regulador adia (a entrada das normas), as empresas também postergam seus projetos”, avalia.

“As APIs têm um papel fundamental de conseguir viabilizar jornadas digitais novas que antes seriam mais difíceis. E temos clientes que são seguradoras centenárias. Mas temos um papel fundamental de construir essa experiência digital, com chatbot, assistentes por vozes integrados e conectados ao arcabouço de produtos e serviços legados, que são feitos há décadas”, explica Fábio Rosato, diretor-executivo de Soluções da Sensedia.

O executivo também falou que os desafios vão além do open insurance. Isso porque as seguradoras estão trazendo parceiros que não necessariamente são do segmento, mas que estão começando a embutir produtos e serviços de seguradoras em suas ofertas. É o caso, por exemplo, de uma agência de viagens ou de uma companhia aérea que deseja oferecer um seguro viagem. “E as APIs viabilizam essa mecânica entre parceiros e provê o trabalho na ponta”, resume o diretor-executivo de soluções da Sensedia.