A TIM anunciou nesta sexta-feira, 15, a expansão de sua oferta de solução de Internet das Coisas (IoT) com o lançamento de uma plataforma de consolidação dos dados gerados por máquinas, equipamentos, sensores etc.

A solução é fruto de parceria com a Telit Cinterion, que customizou a ferramenta deviceWISE para incorporação de dados, permitindo a gestão em um único lugar.

Batizada de TIM IoT Platform, a solução pode usar tanto nuvem quanto edge computing e foi pensada para atender diferentes verticais de negócios, como agricultura, saúde, indústria 4.0, iluminação pública, edifícios inteligentes, transporte, logística e segurança.

A proposta da TIM IoT Platform, é permitir que gestores tenham acesso a informações em tempo real e, com isso, tornar os processos mais eficientes e ágeis, o que pode impactar na produtividade da empresa. A plataforma opera como um Software as a Service (SaaS) e é possível conectar dispositivos via computação de borda ou nuvem e pode ser integrada a outros serviços externos, seja por APIs ou integração direta. A ferramenta também calcula KPIs de performance e possui acesso e monitoramento remoto.

Vale dizer que a TIM está presente em 4,8 mil cidades com rede NB-IoT e em 5,57 mil cidades com rede 4G.