Existe uma demanda reprimida no mercado corporativo brasileiro pela integração de soluções SAP com dispositivos móveis, especialmente tablets e smartphones com sistemas Android e iOS, afirma Paulo Camara, gerente executivo de mobilidade da Ci&T, companhia de TI especializada em outsourcing. "Hoje é praticamente impossível encontrar uma empresa que use SAP e que não identifique a mobilidade como algo estratégico", afirma. Poucas, porém, deram o passo seguinte, ou seja, definiram um plano de ação em mobilidade, ressalta.

A Ci&T espera realizar pelo menos de 10 a 20 projetos de integração móvel de soluções SAP este ano no Brasil, disse o executivo. A maioria são demandas de rápida implementação e bastante focadas, com o objetivo de experimentar a mobilidade, explica o executivo.

Camara entende que o mercado corporativo está procurando cada vez mais qualidade na interface dos softwares móveis. "Ainda há poucas soluções corporativas para iOS e Android. A maioria  que existe hoje foi feita para Windows Mobile e BlackBerry. Só que agora os diretores das empresas têm iPad", relata. É preciso combinar uma experiência para o usuário corporativo que seja simples e fácil, mas que, ao mesmo tempo, atenda aos atributos inerentes a um software empresarial, como segurança, estabilidade e performance, recomenda.

Atualmente a Ci&T conta com 200 consultores SAP no Brasil e um time de 50 especialistas em mobilidade, dos quais cinco são capacitados para trabalhar com a plataforma da Sybase, subsidiária mobile da SAP.