Apesar de ser um mercado incipiente no mundo inteiro, a TCL vai lançar a sua próxima geração de óculos inteligentes no Brasil. Em evento, na última terça-feira, 14, a companhia afirmou que vai trazer o Nxtwear S, que está na fase final de prototipagem. A expectativa é que o lançamento ocorra no segundo semestre de 2023.

“Sabemos que o Brasil é cada vez mais adepto a coisas novas de uma maneira muito rápida, e é muito antenado a tudo que acontece. Pode não ter um volume, mas a necessidade tem. Estamos sempre buscando a oportunidade de disponibilizar para aqueles mais adeptos às novas tecnologias. Queremos trazer o mais rápido possível para cá, mesmo que seja em uma quantidade pequena, para testar o mercado e entender qual é a demanda”, contou Raphael Rocha, diretor de produtos e marketing da TCL. “A parte de wearables é o futuro, querendo ou não”, apontou.

O Nxtswear S é um óculos inteligente de entrada. A intenção é que, por meio dele, os usuários brasileiros comecem a entender quais são os benefícios desse tipo de tecnologia, que ainda não tem muitos adeptos no País.

Segundo Rocha, a TCL aposta bastante no Nxtwear S, pois a companhia considera que não há nenhum outro competidor pronto para lançar esse tipo de dispositivo. Para ele, o modelo está à frente das soluções apresentadas pela concorrência. “Acho que o nosso diferencial dessa vertical de displays e tecnologia faz com que tenhamos uma vantagem técnica também nesse produto”, disse.

Mesmo que os óculos estejam na fase final de desenvolvimento, o executivo pondera que é importante haver aplicações para o dispositivo. “Não adianta lançar um produto desse se eu não tiver aplicativos, jogos ou uma comunidade muito inserida nesse desenvolvimento, porque senão ele pode ser simplesmente só mais um produto. Estamos tomando esse cuidado. O plano é que até o meio do ano ele esteja na mão de desenvolvedores, dos nossos parceiros”, afirmou.

A família Nxtwear, à qual pertence o modelo que a TCL vai trazer ao Brasil, ainda não é exatamente aonde a TCL quer chegar com a tecnologia. Os óculos RayNeo X2, apresentados na CES de 2023, representam melhor sua estratégia futura. É um produto totalmente standalone, ao contrário do Nxtwear S. O usuário não precisa de um celular ou de nenhum outro dispositivo adicional, pois funciona como se fosse um smartphone em formato de óculos. “Eu entendo que o futuro vai para esse caminho”, compartilhou Rocha.