A Asus apresentou o smartphone Zenfone 6 nesta quinta-feira, 16. O handset se diferencia por ter uma câmera flip, um mecanismo frente e verso que permite a ela se destacar e girar em 180º, da parte de trás do aparelho para a sua frente acima da tela.

Com a introdução da câmera flip, a fabricante não colocou uma frontal e o notch (itálico) na tela do dispositivo, uma vez que a nova câmera também pode atuar na função de selfie.

Esta câmera é dupla. Nela, o sensor principal tem 48 MP e abertura de f/1.79 e o sensor secundário é ultra angular de 125º com 13 MP. Sua capacidade permite ainda gravar vídeos em 4K em velocidade de 60 quadros por segundo (FPS), inclusive no modo frontal.

A configuração do Zenfone 6 ainda possui: tela de 6,4 polegadas Full HD com proporção 19,5:9 – sem notch -, chipset Qualcomm Snapdragon 855 octa-core de 2,8 GHz, Android Pie (com duas atualizações garantidas – Android Q e Android R), USB tipo-C e bateria de 5.000 mAh.

O handset também possui funções exclusivas para o Google Assistente. O primeiro é o botão ao lado direito, o smart key, que permite ao usuário personalização de funções populares ou falar direto com o sistema; e o outro é o modo de escuta, que reproduz as mensagens e interações de voz do Assistente apenas pelo fone de ouvido.

O Zenfone 6 apresenta ainda uma atualização em sua interface de usuário, a ZEN UI. Nesta edição, batizada de ZEN UI 6, o sistema ganha o modo noturno para reduzir o esforço dos olhos em ambientes com baixa luminosidade.

Disponibilidade

Com opções de cores em preto e prata, o smartphone chega primeiro às lojas do mercado europeu no dia 25 de maio. O Zenfone 6 terá modelos e preços em: 6 GB de RAM com 64 GB de armazenamento por 499 euros; 6 GB de RAM e 128 GB de espaço por 559 euros; e 8 GB e 256 GB de armazenamento por 599 euros.

Ainda não há previsão de lançamento para o Brasil, mas a companhia tradicionalmente traz seu portfólio no segundo semestre de cada ano.