Em apenas dois dias após seu lançamento, o PlayPlus (Android, iOS), aplicativo de streaming de vídeo da Record e da Samba Tech, superou a marca de 10 mil downloads na Google Play, conforme indicado dentro da loja de aplicativos Android. O título lidera a lista de tendências na Google Play e está em segundo lugar na categoria entretenimento da App Store, atrás apenas do Netflix.

O PlayPlus funciona como um marketplace de streaming de vídeo. Hoje, oferece conteúdo da própria Record, além de ESPN, PlayKids e FishTV. O modelo de negócios é freemium. Na versão gratuita, é possível assistir o conteúdo linear ao vivo da TV Record, do canal ESPN Extra e do PlayKids. Por R$ 12,90, o assinante acessa sob demanda todo o conteúdo do acervo desses canais, menos esportes. Quem quiser ver o conteúdo esportivo sob demanda deve optar pela assinatura do PlayPlus Esportes, por R$ 19,90 por mês. A estratégia é futuramente lançar outras opções de conteúdo de diferentes editorias, cobrando uma tarifa premium que pode variar de acordo com o produto.

Modelo de negócios

No acordo entre Record e Samba Tech a primeira é responsável pela gestão de conteúdo enquanto a segunda se encarrega de toda a parte técnica, desde a plataforma que gerencia e distribui os vídeos, até a gestão do ciclo de vida do assinante, incluindo o billing e o atendimento, que hoje funciona com um bot e com atendentes humanos por voz e texto.

Novos projetos

Claudio Luiz, diretor de mobile e OTT da Samba Tech

A oferta e uma solução de negócios fim a fim para parceiros de conteúdo é o diferencial competitivo da Samba Tech frente a outros competidores que se restringem à tecnologia, explica Claudio Luiz, diretor de mobile e OTT da companhia.

Essa mesma proposta está sendo levada a outros potenciais parceiros de conteúdo, para o lançamento de outras plataformas de streaming de vídeo. Há negociações com operadoras de telefonia e com empresas do setor educacional, por exemplo.

O executivo espera que até o final do ano a Samba Tech participe do lançamento de outros três produtos de streaming de vídeo no Brasil.