Na Argentina, 60% dos smartphones possuem tecnologia 4G. De acordo com a empresa de consultoria Carrier y Asociados, em dezembro de 2018, 29 milhões de linhas móveis eram habilitados para LTE.

Em 2018 foram comercializados 9,4 milhões de dispositivos móveis na Argentina, quase 4 milhões menos que em 2017. Contudo, as linhas LTE aumentaram em 23% durante o ano passado.

Já o 3G é utilizado por 9 milhões de linhas, o que representa 19% do total. Quase oito de cada 10 linhas celulares no país têm banda larga móvel (3G ou 4G). E 4 milhões de linhas (8% do total) estão em equipamentos 2G, de acordo com Carrier y Asociados.

Número de linhas

Ao todo, a Argentina possui 48 milhões de linhas móveis, sendo 25 milhões pós-pagas e 23 milhões pré-pagas. Porém, outras 11 milhões de linhas pré-pagas não possuem informações de titularidade registradas e não são contabilizadas oficialmente. Para essas, há três possibilidades: ou elas podem ter cartões SIM não associados a um dispositivo específico; o handset pode ser antigo, com mais de 8 anos; ou usam cartões SIM alternativos em dispositivos dual SIM.

A 5G Americas fez o infográfico abaixo com esses dados: