Na próxima semana, o BNDES deve divulgar o nome da consultoria escolhida para realizar um estudo técnico para diagnóstico e proposições de políticas publicam para Internet das Coisas – IOT. A informação é de Irece Fraga Kauss Loureiro, chefe do Departamento de Tecnologia e Comunicação do Banco, que participou nessa quinta-feira da Conferência Abes 2016, em São Paulo.

Ela explicou que a instituição fez uma chamada pública de prospecção na qual se inscreveram diversas consultorias. A que for escolhida, terá uma prazo de 6 meses para fazer pesquisas e estudos, para ao final se obter diretrizes e sugestões para se implantar uma estratégia de IoT para o país. Disse ainda que o BNDES vai repensar o programa de financiamento às empresas de software , o Prosoft, tendo em vista as novas diretrizes do Banco de investir em médias e pequenas empresas e em inovação. De 2006 a 2015 ele investiu R$ 7,1 bilhões no setor de tecnologia. Em 2015, o Prosoft investiu em R$ 155 milhões em 83 empresas.

Além da reformulação do Prosoft, do programa de IoT, o Banco está discutindo programas para atrair multinacionais que  tragam P&D para o Brasil, sobre data center,  SaaS, softwares para mercados verticais e serviços de consultoria e inteligência de mercado.