Atualmente, 43% das buscas realizadas no Brasil dentro do Kayak, serviço de metabuscas de passagens aéreas e hospedagem, acontecem através de dispositivos móveis. O restante é feito por meio de desktops. A fatia móvel é composta da seguinte forma: 18% acontecem em iPhones; 12%, em smartphones Android; 6%, em navegadores em celulares; 4%, em iPads; e 3%, em navegadores em tablets.

De maneira geral, os brasileiros costumam buscar nos celulares por viagens para destinos nacionais em fins de semana; enquanto viagens internacionais são mais procuradas em desktops. Em média o usuário de iPhone passa quatro minutos pesquisando por passagens aéreas e seis minutos na busca por hotéis para sua viagem, a cada sessão. Aqueles com smartphones Android, por sua vez, gastam em média cinco minutos procurando passagens e seis, hotéis. Os dias preferidos do brasileiro para a pesquisa de viagens são segunda e terça, sendo que o horário mais comum de buscas pelo celular é 21h, enquanto no desktop é 11h.

Android X iOS

A diferença de poder aquisitivo entre usuários Android e iOS se reflete nos hábitos de buscas através do Kayak. De acordo com o levantamento da empresa, 37% das reservas de hotéis de 4 ou 5 estrelas são feitas em iPhone; 34%, em dekstop; e apenas 16%, em Android. Em passagens aéreas, 90% das buscas dos brasileiros são por assentos na classe econômica. A pesquisa pela classe executiva é mais comum entre usuários do iPhone (3% das buscas destes) do que no Android (1%) ou no desktop (1.5%).