25 Crescimento

Ilustração: Cecilia Marins/Mobile Time

O Nubank (Android, iOS) registrou seu primeiro lucro líquido em um trimestre desde a abertura de capital, com resultado positivo de US$ 7,8 milhões. O número foi alcançado no terceiro trimestre deste ano e divulgado em seu relatório financeiro. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado o prejuízo havia sido de US$ 34,4 milhões. A instituição financeira informou que atingiu o breakeven – o momento de equilíbrio, quando as despesas operacionais se igualam à receita.

O banco digital ganhou 5,1 milhões de clientes no trimestre, um acréscimo de 22,3 milhões ano a ano (+46%). No total, a instituição possui 70,4 milhões de clientes, sendo 57,4 milhões ativos, o que representa 82% da sua base (+9% ano a ano).

No Brasil, são 66,9 milhões de clientes; no México, 3 milhões; e na Colômbia, 439 mil. Dessa forma, é a sexta maior instituição financeira da América Latina, em número de clientes ativos.

“Os usuários ativos estão crescendo em quase todos os nossos produtos. Por exemplo, empréstimos pessoais tiveram um aumento de 279%. Nossas contas PMEs ativas atingiram 1,3 milhão, um aumento de 117%. Os clientes da NuInvest cresceram 148% ano a ano. Por fim, nosso produto de criptomoeda [Nubank Cripto] recém-lançado cresceu para 1,3 milhão de clientes ativos, menos de seis meses após o lançamento”, destacou o CEO David Vélez, em conferência com investidores.

Vélez apontou que México e Colômbia juntos podem ser maiores do que o Brasil. O banco está crescendo em uma taxa maior nesses mercados, em comparação ao seu ritmo no País. A instituição já se tornou a maior emissora de cartão de crédito nesses países.

A receita do Nubank atingiu US$ 1,3 bilhão, um acréscimo de 171% ano a ano. A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, da sigla em inglês) foi de US$ 7,9, um aumento 61% na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o relatório, o número é resultado do amadurecimento das safras de clientes, sua taxa de atividade e o lançamento de novos produtos. Ainda assim, a ARPAC representa um quinto do ARPAC médio dos bancos tradicionais no Brasil.