Aparentemente, uma das novas tendências no mercado de pagamentos móveis são soluções de agregação de cartões de crédito e de débito. Isso poderia ser feito com o smartphone substituindo o cartão físico, usando NFC para os pagamentos presenciais, como pretendiam algumas iniciativas de carteiras digitais. A novidade agora é usar um cartão físico para agregar várias outros cartões, enquanto seu gerenciamento é feito por meio de um app no smartphone. Primeiro foram os rumores de que o serviço LG Pay, da LG, funcionaria dessa forma, com um cartão físico com display. E esta semana foi lançada em Londres a start-up Curve, que oferece solução similar, com um cartão físico da Mastercard.

Através do app do Curve, o usuário cadastra vários cartões, de bandeiras e emissores diversos. E o cartão físico funciona como todos eles, como se fosse um coringa. A cada compra, o consumidor pode trocar pelo app qual cartão quer utilizar com o cartão do Curve. Este funciona com chip e senha, tarja magnética e NFC. A ideia é poder deixar todos os cartões em casa e levar apenas um na carteira.

Por enquanto, o Curve funciona em caráter de teste beta para convidados em Londres. E sua única fonte de receita inicialmente é a venda do próprio cartão, por 35 libras esterlinas.