A Ericsson firmou uma nova parceria com a Telefónica para criar produtos e serviços destinados ao 5G. Outra fornecedora, a NEC, apresentou nesta quarta-feira, 17, um sistema de rádio de ondas milimétricas para LTE-Advanced e 5G que será exposto na feira Mobile World Congress 2016 em Barcelona, Espanha, na próxima semana.

Na ação das duas companhias europeias, o primeiro passo é o desenvolvimento do um laboratório de excelência em 5G da Telefónica I+D (unidade de inovação da operadora espanhola) com o instituto de redes IMDEA da Espanha. Chamado de 5TONIC, o laboratório terá como objetivo criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa.

Com foco nos programas da Comissão Europeia 5G PPP e ETP Networld 2020 para o desenvolvimento de tecnologias 5G, a iniciativa terá debates, testes de campo, demonstração da tecnologia e equipamentos de rede 5G. Como resultado, as duas empresas devem desenvolver um trabalho conjunto de estudos de caso, cenários de implantação e requisitos para o 5G em redes sem fio ou core em arquitetura de rede virtualizada.

Rádio 5G da NEC

O iPASOLINK EX, sistema de rádio ultracompacto da NEC, busca o mercado das operadoras de telefonia móvel assim como sua rival. Ele é capaz de fazer transmissão sem fio em 10 GB – similar às redes fixas de fibra óptica – e adota espectro de banda E (frequência de 71 a 86 Hz) para baixa latência em uma única banda. 

O produto é 30% menor em relação ao modelo anterior e possui interface Ethernet de 10 Gbps. iPASOLINK EX permite ainda aumentar a capacidade de transmissão em macro e small cells do fronthaul para redes radio acesso centralizado (C-RAN) e, a Modulação Adaptativa de Lagura de Banda de Rádio (AMBR) permite ajuste dinâmico de modulação e comunicação de largura da banda.