O Twitter lança para um grupo limitado de pessoas nesta quarta-feira, 17, a capacidade de gravar trechos de áudio e anexá-los aos tweets. O novo recurso está disponível primeiro no iOS e ainda não se sabe quando o novo recurso chegará para Android.

No blog da empresa, Rémy Bourgoin, engenheiro sênior de software do Twitter, escreveu: “Ao longo dos anos, fotos, vídeos, gifs e caracteres extras permitiram adicionar seu próprio talento e personalidade às suas conversas. Mas às vezes 280 caracteres não são suficientes e algumas nuances de conversação são perdidas na tradução. Então, a partir de hoje, estamos testando um novo recurso que adicionará um toque mais humano à maneira como usamos o Twitter – sua própria voz”.

Para usar o novo recurso, o usuário deve abrir o ícone para escrever um tweet e tocar no novo ícone com comprimentos de onda. Cada tweet de voz captura até 140 segundos de áudio. Para gerar uma thread, basta continuar falando. Ao atingir o limite de tempo para um tweet, um novo tweet de voz é iniciado automaticamente. Ao terminar, o usuário deve tocar no botão concluído para finalizar a gravação e voltar à tela do compositor para tweet.

As pessoas verão o tweet de voz aparecer na linha do tempo, juntamente com outros tweets. Para ouvir, toque na imagem. Somente no iOS, a reprodução começará em uma nova janela ancorada na parte inferior da linha do tempo e será possível ouvi-lo enquanto rola. Será possível também ouvir enquanto faz outras coisas no smartphone. A imagem do perfil do usuário que fez um tweet de áudio será adicionada como imagem estática no anexo do áudio e não será atualizada caso o usuário mude a foto do perfil.