Cada número celular é único no mundo. Não à toa, alguns aplicativos optaram por identificar seus usuários através dele, como faz o WhatsApp, por exemplo. As operadoras móveis agora querem explorar esse ativo que tem em suas mãos adicionando uma camada de segurança pelo fato de conseguirem se comunicar diretamente com seus assinantes via USSD e utilizando algum aplicativo instalado no SIMcard. Para isso, a GSMA, associação que reúne operadoras móveis e fabricantes do mundo inteiro, criou a iniciativa "Mobile Connect", que procura padronizar essa oferta.

A ideia é oferecer o serviço principalmente para bancos e sites de comércio eletrônico. Na hora de confirmar uma transação, o usuário  informaria seu número telefônico e a operadora responsável realizaria a comunicação para processar a autenticação. Esta pode ser feita com diferentes níveis de segurança, desde o envio de uma senha temporária por USSD, para ser digitada no site em questão, até a verificação da presença de um certificado digital gravado no SIMcard. "Será possível até mesmo assinar um documento com validade jurídica pelo celular. O maior valor do Mobile Connect é a segurança", diz Fábio Moraes, gerente de estratégia da GSMA na América Latina.

Além da segurança, o uso do número telefônico tem como vantagem o seu caráter universal. Há mais usuários únicos de telefonia celular no mundo do que de qualquer rede social. O uso da autenticação pelo Facebook, por exemplo, pode ser conveniente em um país onde o serviço é popular, como o Brasil. Mas em vários mercados importantes, como China e Rússia, há outras redes sociais dominantes.

Conexão global

A GSMA mantém um portal do projeto onde as teles podem aderir e os clientes acessam o SDK necessário para a utilização desse meio de autenticação. Além disso, foi firmada uma parceria com a Apigee, uma empresa norte-americana, que funciona como um gateway global, direcionando as solicitações de autenticação do Mobile Connect para a operadora detentora daquele número em qualquer parte do mundo. Mas há também casos em que as teles de um mesmo país se reúnem e oferecem por conta própria o serviço, sem passar pela Apigee. No Brasil, está em estudo a possibilidade de a ABR Telecom exercer essa função, uma vez que ela já mantém uma base atualizada de números telefônicos para coordenar o processo de portabilidade numérica.

América Latina

A identificação pelo número celular já é oferecida como produto para terceiros pelas teles na Índia. E começou a ser também na Espanha, onde um banco e uma distribuidora de energia estão entre os primeiros clientes.

Na América Latina, várias teles estão desenvolvendo projetos nessa área. O grupo Telefônica é um dos pioneiros, tendo adotado a autenticação via Mobile Connect para o acesso ao seu serviço de autoatendimento em alguns países, como Peru, Argentina e México. Há expectativa de que a novidade chegue ao Brasil nos próximos meses. O uso desse meio de autenticação para um serviço próprio da operadora seria um primeiro passo antes da abertura para terceiros.

Moraes, da GSMA, entende que o Mobile Connect poderia interessar também a governos federais para a autenticação de cidadãos em serviços sociais, como o Bolsa Família no Brasil.

Forum Mobile+

As diferentes formas de autenticação através do telefone celular serão tema de um painel no 9º Forum Mobile+, evento que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, do auditório do WTC, em São Paulo. Moraes, da GSMA, é um dos palestrantes confirmados para esse painel, junto com Rodrigo Sodré, diretor de produtos da eSEC, que falará sobre certificado digital no celular.

O painel sobre autenticação móvel acontecerá no segundo dia do evento, dedicado a discussões sobre serviços financeiros móveis, no qual haverá debates sobre fintechs brasileiras e mobile banking. Entre os palestrantes confirmados estão executivos de empresas como Banco do Brasil, GuiaBolso, Banco Neon e Easynvest.

O dia anterior, por sua vez, focará em comércio móvel e no uso de tecnologias móveis pelo varejo físico. Haverá painéis sobre apps de sharing economy; sobre mobile marketing das teles; e sobre o uso de mobilidade pelo varejo físico. Entre os confirmados há diretores e CEOs de empresas como McDonald´s, Koni Store, Oi, Vivo, TIM, Easy Taxi, Blablacar e SumUp. A programação atualizada está disponível no site do evento: www.forummobile.com.br

O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por seus veículos MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou pelos telefones 0800-77-15-028 e 11-3138-4619 (entre 10h e 18h).