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O smartphone é o principal dispositivo usado pelos brasileiros que compram online. De acordo com a pesquisa Consumo online no Brasil, elaborada pela Edelman a pedido do PayPal (Android, iOS), 91% dos entrevistados usam o dispositivo móvel “sempre” e “quase sempre” para fazer suas compras. O estudo, realizado em outubro, tem como objetivo avaliar os hábitos de consumo digital em verticais – como pedir comida em casa, chamar um carro por aplicativo, assinar streamings e pagar por games – e os diferentes meios de pagamento. Foi feito um recorte da população brasileira ao ouvir 1 mil pessoas que fizeram pelo menos duas compras online no último mês, com idades de 18 a 55 anos em todas as regiões do País e de todas as classes sociais.

Fazer compras de forma virtual não parece ser um sacrifício. De acordo com a pesquisa, 98,3% dos entrevistados dizem preferir fazer compras online porque elas são mais fáceis; e 98,8% dizem que gostam da experiência. E 87,5% afirmam que as compras online fazem parte de sua vida cotidiana; 84,5% explicam que passaram a fazer mais compras e pagamentos online durante a pandemia; e 68,2% se autodenominam experts em compras e pagamentos online.

Na sequência, depois dos smartphones, estão os notebooks e os desktops com 58,1% e 53,7%, respectivamente, que “sempre” e “quase sempre” são usados para as aquisições online. Vale dizer que 81,9% dos lares possuem um computador portátil e 51%, um de mesa.

O cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais usado nas compras online (78,7%), seguido de longe pelo cartão de débito (58,1%). Em terceiro já está o Pix (47,1%) – apesar de os pagamentos instantâneos do Banco Central terem apenas 1 ano de uso – e logo atrás, as carteiras digitais (45,4%). Há também os boletos (20,2%) e as transferências (7,8%).

“PayPal é uma carteira e o Pix pode estar dentro da nossa wallet. O Pix é a democratização dos serviços financeiros e quando você inclui novos métodos de pagamento, você inclui mais pessoas, o que é muito positivo porque dá mais acesso para essas pessoas começarem a comprar. O concorrente não é o Pix, mas qual a carteira que o cliente vai pagar via Pix. Quanto mais opção de pagamento dentro da carteira PayPal, mais estaremos presentes no dia a dia do cliente”, explica Felipe Facchini, head geral de negócios da PayPal Brasil.

A pesquisa foi dividida em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou “alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; “supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “entretenimento” (64,6%), ou seja, as plataformas de streaming; “transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “combustível” (34,3%); e “games online”, com 31,4%.