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A Catho (Android, iOS) chega a ter 80% total do seu tráfego proveniente de seu aplicativo móvel. Com 10 milhões de currículos cadastrados e uma média de 4 mil novos documentos ao dia, a plataforma que une profissionais a oportunidades de trabalho s tem 60% das aplicações em vagas feitas pelo app.

A informação foi compartilhada por Eber Duarte, CTO da companhia, em conversa recente com Mobile Time. O executivo explica que as pessoas que mais usam o app tem mais chance de ter “contato dos recrutadores”, ante os usuários do desktop. Em sua visão, isso acontece por estarem com o “celular o tempo todo nas mãos”.

“É uma mudança (do desktop para o mobile) que vemos desde 2012, mas antes era discreto. De 2018 para cá, vimos uma curva mais exponencial. Em 2008, lançamos o primeiro app (no começo da App Store do iOS). Em 2019, lançamos o Android e revitalizamos o iOS pensando nesta jornada”, conta Duarte.

Tecnologia

O CTO afirma ainda o grande papel que a tecnologia tem por trás da plataforma da Catho para gerar o encontro do profissional mais adequado a uma vaga. Para isso, o profissional explica que há todo um arcabouço por trás como: algoritmos de clusterization (aglomeração na tradução para o português) e recomendação de vagas; microsserviços; e nuvem da AWS; apps com linguagem nativa; motor próprio de NLP; dentre outros.

Próxima etapas

Para o futuro, Duarte explica que o plano é melhorar o “match” entre candidato e vaga no mobile app e web, usando, por exemplo, a posição geográfica, além de deixar todos os produtos mais mobile-friendly, inclusive a aplicação web para recrutadores e companhias. Pretende ainda entregar “mais soluções” para empresas.

“Queremos evoluir o recrutamento. WhatsApp já é realidade, temos um atendimento usando esse tipo de ferramenta. Mas queremos levar multicanalidade para a plataforma. Bots, SMS, mas também opções dentro da plataforma que podem ser similares ao WhatsApp. Estamos analisando uso de Zoom e outras plataformas de vídeo”, diz.