Uma pesquisa encomendada pela Adobe revelou que os aplicativos móveis podem contribuir para aproximar clientes de varejistas. De acordo com o estudo "Digital Publishing 2013: Aplicativos & Hábitos de Compra", 67% dos consumidores de smartphones e tablets usam aplicativos das suas lojas favoritas, e 38% dos consumidores usuários de tablets e 42% de smartphones responderam que as interações com os aplicativos reforçaram o seu engajamento com a marca. Os clientes móveis valorizam os apps que divulgam ofertas (52% dos usuários de tablets e 67% de smartphones), mas as demandas são distintas: os que acessam apps pelo tablets desejam, prioritariamente, imagens e apresentações interativas (49%) que facilitem as informações sobre promoções dos produtos no ambiente virtual, enquanto os usuários de smartphones buscam  localizar as lojas físicas por meio de um aplicativo (60%), bem como aproveitar suas ofertas no local.

A pesquisa revelou, ainda, que usuários de tablets (55%) realizam mais compras móveis que os usuários de smartphones (28%). Em ambos os casos, o uso de aplicativos de compras tem aumentado: 56% dos usuários de smartphone e 60% dos de tablet afirmaram que  estão dispostos a fazer compras por aplicativos em 2013.

A pesquisa encomendada pela Adobe foi realizada entre novembro e dezembro de 2012  com 1.003 adultos norte-americanos, de 18 a 54 anos, que usam smartphone e/ou tablet.