| Publicada originalmente no Teletime | A Anatel disponibilizou nesta terça-feira, 17, o Plano de Gestão Tático 2023-2024. No total, foram estabelecidas 18 metas táticas para os objetivos estratégicos de processos priorizados para o período de referência. Dentre as metas previstas, está a execução de 70% do projeto de revisão do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) em 2023 e 100% em 2024.

Estão previstas ainda como metas a redução do índice de reclamações na Anatel de 0,62 para 0,50 em 2023 e para 0,43 em 2024; a execução de 100% do projeto estratégico “impactos das plataformas digitais nas telecomunicações” até 2024; e a homologação de 80% das Ofertas de Referência dos Produtos no Mercado de Atacado (ORPA) submetidas para análise anualmente até 2024.

O PGT foi concebido para promover maior clareza e ampla capacidade de resposta quanto aos resultados esperados pela sociedade, pelo setor e pelo Poder Público, explica a Anatel. “Por meio do estabelecimento das táticas mais eficazes para o desdobramento da estratégia da Anatel e para superar os desafios e oportunidades no médio prazo, as iniciativas aqui contidas não se limitam somente a um ano, mas sim a um horizonte temporal de dois anos, para possibilitar a continuidade e a fluidez das ações regulatórias e de gestão da agência”, diz o órgão em comunicado.

A agência pontua ainda que o PGT representa o instrumento consolidado de planejamento em nível tático e norteador da atuação na busca por promover o aumento da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pela agência de forma a melhorar o seu desempenho, bem como incrementar a satisfação dos interesses da sociedade, com foco nos resultados.

“O PGT traz o desdobramento da estratégia da Anatel para superar os desafios e oportunidades no médio prazo, de modo a promover maior clareza e ampla capacidade de resposta quanto aos resultados esperados pela sociedade, pelo setor e pelo Poder Público.” As 12 iniciativas táticas, relacionadas à execução dos principais planos institucionais da agência, foram organizadas por ambientes da Cadeia de Valor da Anatel (Governança, Relacionamento e Comunicação, Regulação, e Gestão e Sustentação).

A Anatel finaliza dizendo que o PGT foi elaborado em harmonia com as políticas públicas instituídas pelos Poderes Executivo e Legislativo, voltadas ao setor de telecomunicações, visando a impulsionar o alcance das metas estabelecidas no Plano Plurianual 2020-2023 e no Plano Estratégico da Anatel 2023-2027.