A NVIDIA apresentou durante o GTC 2024 nesta segunda-feira, 18, um novo portfólio de hardware focado em acelerar a adoção da inteligência artificial generativa nas empresas. A principal iniciativa desse portfólio é a unidade de processamento gráfico (GPU) Blackwell.

Com 208 milhões de transistores, a GPU da NVIDIA pode ser usada para treinamento de IA e fazer inclusão de grandes modelos de linguagem em tempo real para modelos que escalam em até 10 trilhões de parâmetros.

Outra novidade é o superchip NVIDIA GB20 que possui 36 CPUs Grace da Nvidia e 72 GPUs Blackwell. Ainda pode ser conectado aos novos switches NVIDIA Quantum-X800 Infiniband e Spectrum-X800 Ethernet que permitem velocidade de rede de até 800 Gbps, ambos desenhados para datacenters e fábrica de IA que precisam atender a demanda de entrega rápida de aplicações de IA generativa.

Também com o Blackwell como base, a NVIDIA apresentou o supercomputador DGX SuperPod para treinamento de fluxos de trabalho em IA generativa. Com 36 unidades do chip GB20, pode fornecer até 11,5 exaflops de computação e 240 de TB de memória rápida.

Software

Além do portfólio de hardware, a NVIDIA apresentou novidades em software. Entre elas, a companhia confirmou o lançamento de cinco APIs da sua plataforma para criação de gêmeos digitais, a Omniverse Cloud. As novas APIs são:

  • Renderização em USD — gera renderizações RTXRTM com ray-tracing renderizadas com OpenUSD (coleção de ferramentas para descrever, colaborar, simular e criar universos 3D);
  • USD Write — permite aos usuários modificarem e interagirem com dados do OpenUSD;
  • Consulta em USD — permite consultas de cena e cenários interativos;
  • USD Notify — rastreia alterações em USD e fornece atualizações;
  • Omniverse Channel — conecta usuários, ferramentas e mundos para permitir a colaboração entre cenas.

Ainda em gêmeos digitais, a NVIDIA anunciou a plataforma Earth-2 para simular, emular e visualizar a temperatura e o clima em escala. Isso significa mostrar como serão os efeitos atmosféricos até fenômenos cataclísmicos, como tufões. Seu motor é um modelo de IA generativa batizado como CorrDiff e a base para rodar essa aplicação é o sistema DGX Cloud da NVIDIA.

Em outro campo, na mobilidade urbana, a NVIDIA firmou parceria com líderes do setor automobilístico para avançar com a próxima geração de veículos comerciais autônomos.

Disponibilidade – Hardware

O NVIDIA Blackwell estará disponível para parceiros ainda neste ano. Entre os primeiros parceiros de cloud que devem usar o equipamento estão AWS, Google, Microsoft e Oracle. O supercomputador NVIDIA DGX SuperPOD também ficará disponível ainda este ano, mas os nomes dos parceiros globais não foram informados. Os switches X800 chegam apenas em 2025 com parceiros como Dell, HPE e Lenovo.

Disponibilidade – Software

As APIs do Omniverse Cloud chegam primeiro ao Microsoft Azure em meados deste ano. Por sua vez, a Earth-2 tem planos para ser usada pelo Taiwan Central Weather Administration para ter mais precisão do impacto de furacões na ilha; e o Weather Company quer construir gêmeos digitais para analisar as condições do clima.

As marcas BYD, Hyper e Xpeng anunciaram que planejam desenvolver seus próximos automóveis com NVIDIA Drive Thor. Além delas, a Nuro, Waabi e WeRide também devem usar a plataforma em seus modelos comerciais que envolvem caminhões e robô-táxis, por exemplo.