A fabricante de câmeras para gravação de esportes radicais GoPro acaba de lançar o GoPro VR (Android), um aplicativo que reúne uma série de vídeos captados com suas câmeras em 360 graus. Eles podem ser vistos com o auxílio de diferentes óculos de realidade virtual (VR), incluindo o Google Cardboard.

Os vídeos estão organizados por categorias, como arte, entretenimento, moda, música, esportes etc. O conteúdo é gerado pelos próprios usuários, sempre com câmeras da GoPro. Tanto o download do app quanto a visualização dos vídeos é gratuita. O acesso é feito via streaming, por isso é importante ter uma boa conexão à Internet. Quem não tiver um óculos de VR pode visualizar o conteúdo diretamente na tela do aparelho: a imagem acompanha os movimentos do usuário, com base nos sensores do smartphone.

Análise

Ninguém duvida que realidade virtual e conteúdo em 360 graus compõem a próxima fronteira em entretenimento digital. A briga agora não será tanto entre fabricantes de óculos, mas para ver quem vai controlar a distribuição desse conteúdo. O YouTube quer fazer esse papel, com um categoria dedicada a vídeos em 360. A Samsung criou uma loja separada só de apps para seu Gear VR. Nada mais natural para a GoPro, que vende as câmeras, entrar nesse jogo também. Ela já tem o contato com os produtores de conteúdo, o que é meio caminho andado. O próximo passo é atrair os espectadores. Se não conseguir fazê-lo logo, corre o risco de seus produtores de conteúdo priorizarem outras plataformas, onde houver mais gente para assisti-los.