A Memed, plataforma de prescrições médicas digitais, passa a oferecer uma solução para que os pacientes possam comprar medicamentos prescritos pelo médico a partir da receita online. A nova solução nasce integrada ao software gerador de receitas da healthtech.

A ferramenta faz parte de um produto recém-criado pela empresa, que já conta com a opção de agendamento de exames online desde o mês passado.

Para a compra de medicamentos, a Memed conta com uma série de parceiros, como as Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo – ambas do Grupo DPSP –, além de uma série de farmácias digitais, como a Qualidoc e a Far.me, integrante do grupo Viveo. Em breve, a healthtech também divulgará outras duas grandes varejistas farmacêuticas.

Na prática, o paciente recebe uma receita médica de forma digital do seu médico, clica em um link que o redicionará para uma plataforma aberta contendo todas as opções de farmácias próximas de sua localização. Em seguida, escolhe a varejista e compra o medicamento. Há também opções de filtros, como drogaria de preferência, preços e prazos de entregas.

A ferramenta também auxilia as farmácias, que precisam, após a venda, dar baixa do medicamento. este caso, elas fazem no dispensador (uma tecnologia proprietária Memed), que ajuda no controle e invalida automaticamente uma prescrição já utilizada para futuras compras. O processo evita fraudes e abuso do uso de receitas médicas, principalmente no caso de remédios controlados.

Números

Em 2021, a Memed recebeu R$ 400 milhões em aportes e triplicou o seu tamanho. Cerca de 65% desse valor está sendo investido em tecnologia, produto, ciência de dados e inteligências clínicas. O movimento aconteceu com a chegada do sócio e CEO Joel Rennó Jr., junto com os fundos DNA Capital, Temasek e FIT Participações.

A healthtech também registrou crescimento de cerca de 10 vezes do volume de receitas digitais geradas na plataforma, de 2,9 milhões para 28,9 milhões. Seu GMV (gross merchandise volume, ou volume bruto de mercadoria, em português) total foi de cerca de R$ 5 bilhões no ano passado.

Atualmente, a Memed atende mais de 300 empresas e instituições de saúde do Brasil e sua plataforma de prescrição de receitas é usada por cerca de 150 mil médicos.