Apple acaba de lançar a terceira versão do iOS 12 beta. Quem quiser instalar a versão em desenvolvimento basta atualizar o sistema operacional em seus dispositivos móveis iPhone ou iPad.

Por ser beta, o OS ainda pode apresentar falhas e o usuário pode perder dados como mensagens, fotos ou anotações, por exemplo. Por isso, interessados devem fazer um backup de seus dispositivos. É possível acessar o site beta da Apple, inscrever-se com seu ID e baixar o perfil beta. O perfil é apenas um pequeno arquivo que permite que seu iPhone verifique se há betas públicos. Depois de reiniciar o dispositivo, vá em Configurações, instale a atualização do iOS como qualquer atualização de software normal.

De acordo com a empresa, o novo sistema operacional permite um melhor desempenho do dispositivo, em especial os mais antigos. Outro ponto inovador são os dispositivos que ajudam o usuário a ficar menos tempo nos celulares ou tablets. O recurso exibe o tempo gasto em aplicativos. Para ajudar, as notificações estarão agrupadas e será possível silenciá-las na tela de bloqueio. Haverá também o recurso de não perturbe, que poderá ser ativado em momentos como reunião, por exemplo, por algumas horas ou por mais tempo.

A Apple deve lançar a versão final do iOS 12 no fim de setembro. Até lá, a empresa deverá lançar outras versões beta do sistema.