|Atualizada às 10h05 de 18 de julho| Claro, TIM e a Vivo apresentaram uma oferta vinculante de compra da Oi móvel. A notícia foi informada pelas duas companhias ao mercado em fato relevante distribuído na madrugada deste sábado, 18. O comunicado não menciona valores, mas é sabido que a Oi pede pelo menos R$ 15 bilhões pela sua operação móvel.

Uma oferta vinculante significa um compromisso firme do comprador no negócio, mas sempre estabelecendo alguma condição como contrapartida. No caso da oferta vinculante proposta por Claro, TIM e Vivo, as compradoras pedem, como principal condição, que sejam tratadas como “stalking horses”, ou “primeiras proponentes”. Isso lhes dará o direito de cobrir qualquer outra oferta melhor que a Oi por ventura receba.

A proposta abrange somente a operação móvel da Oi e inclui como principais ativos: termos de autorização de uso de radiofrequência; base de clientes do Serviço Móvel Pessoal (SMP); direito de uso de espaço em imóveis e torres; elementos de rede móvel de acesso ou de núcleo; e sistemas/plataformas. Caso a proposta seja aceita, Claro, TIM e Vivo dividirão esses ativos entre si.

Em seu fato relevante, a TIM justifica o interesse pela Oi da seguinte forma: “a transação, se concretizada, agregará valor para a Companhia e seus acionistas, para seus clientes e para o setor como um todo. Sob a perspectiva da Companhia e de seus acionistas, o valor vem da oportunidade de aceleração do seu crescimento e do aumento da eficiência operacional através de sinergias. Na visão dos clientes, a transação promoverá ganhos na experiência de uso e melhoria na qualidade do serviço prestado, além da possibilidade de lançamento de produtos e ofertas. O mercado de telecomunicações em geral, terá como benefícios o reforço da capacidade de investimento, inovação tecnológica, bem como da sua competitividade.”

A Telefônica, por sua vez, diz o seguinte: “a transação agregará valor para nossos acionistas e clientes através de maior crescimento, geração de eficiências operacionais e melhorias na qualidade do serviço. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento e competitividade do setor de telecomunicações brasileiro.”

Oi

A Oi confirmou em fato relevante o recebimento de propostas vinculantes de terceiros pela sua unidade móvel. A informou que a venda acontecerá “em processo competitivo na forma da Lei no 11.101/2005 (“LRF”), a ser realizado oportunamente mediante a entrega de envelopes fechados, após aprovação do Aditamento ao PRJ em Assembleia Geral de Credores e posterior homologação pelo Juízo da RJ.”