O Handheld Group, fabricante suíço de computadores móveis resistentes, anunciou nesta terça, 18, o smartphone ultrarrobusto Nautiz X1. O celular, que pode operar com o sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) ou com o Windows Mobile 6.5, pesa 180 gramas e mede 125x65x15 mm. O Nautiz X1 tem 512 MB de memória RAM, além de vir com 2 GB de armazenamento integrado. Roda com processador dual core de 1 GHz e oferece transmissão de dados em redes GSM ou CDMA. O aparelho tem conectividade Wi-Fi e Bluetooth, além de contar com GPS e câmera de 5 MP.

O smartphone é à prova de água, de poeira e resistente a choques e a temperaturas extremas. Foi desenvolvido para o trabalho de campo, principalmente nos setores militar, de segurança, de logística, de mineração e de serviços públicos, entre outros. Embora o foco seja o mercado corporativo e governamental, o fabricante também acredita que o Nautiz X1 poderá conquistar os entusiastas de atividades ao ar livre.

O Nautiz X1 será exibido em várias exposições durante o outono e estará disponível a partir de janeiro de 2013. O preço mínimo de tabela é US$ 899. Ainda não há previsão de vendas do aparelho no Brasil.