O portal móvel criado pelo governo do Rio Grande do Sul lançado no fim de julho deste ano acumula até o momento cerca de 13 mil acessos. O volume ainda é pequeno, mas a perspectiva é de crescimento conforme são adicionados novos serviços ao cidadão.

Atualmente o RS Móvel (m.rs.gov.br), como é chamado, disponibiliza 20 diferentes serviços à população, dentre os quais estão consultas ao Detran; denúncias à Polícia Civil;  lista e localização de hospitais e postos de saúde públicos; consultas de processos administrativos etc. A meta é alcançar 50 serviços dentro dos próximos meses, informou Carin Horst, analista de sistemas do Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), órgão responsável pelo desenvolvimento do portal. Entre as novidades em construção estão um serviço com informações turísticas para a Copa de 2014 em Porto Alegre e outro de auxílio à Polícia Civil na busca por criminosos procurados.

O RS Móvel foi criado para unificar os diversos sites móveis de órgãos públicos gaúchos. "Criamos um endereço único de mobilidade do governo. O RS Móvel é como uma central de serviços públicos na palma da mão", disse Carin. Sobre a preferência por um site móvel em vez de aplicativos, a analista explica que a escolha foi motivada pelo maior alcance dessa solução. Carin participou nesta sexta-feira, 18, do Conip 2011, no Rio de Janeiro.