As lâmpadas inteligentes não servem apenas para iluminar o ambiente. Dotadas de sensores de presença, elas podem coletar dados sobre a ocupação do espaço e até mesmo prover um sistema de navegação indoor na tela de smartphones. Tudo isso faz parte das soluções Interact Office e Interact Industry, que a Signify acaba de lançar no Brasil, voltadas para a gestão inteligente da iluminação de escritórios corporativos e fábricas, respectivamente.

As lâmpadas LED da Signify formam uma rede Mesh entre si e enviam dados através do protocolo Zigbee para controladores, que por sua vez mandam as informações pela Internet para serem analisadas em um painel na tela de um computador. As luminárias também vêm com sensores, como sensor de presença ou sensor de luz natural.

É possível programar o sistema para que as lâmpadas se acendam e apaguem, ou adaptem sua intensidade, de acordo com a presença de pessoas no recinto e/ou a incidência de luz natural, o que gera uma economia de eletricidade. No painel de controle, o gestor acompanha o consumo histórico de energia e também o consumo naquele instante, assim como o status de cada lâmpada.

O painel também exibe mapas de calor, mostrando onde há mais gente em tempo real, e também o histórico de ocupação. É possível inclusive contar quantas pessoas estão ou passaram por determinada parte do imóvel. Esse tipo de informação pode assessorar gestores a otimizar equipes de limpeza e até mesmo rever contratos de aluguel, avalia Rodrigo Sobral, gerente de marketing de produto.

A plataforma trabalha com APIs e pode ser integrada com outros sistemas de gestão pré-existentes.

GPS Indoor em app

A Signify oferece um app para smartphone com o qual é possível verificar quais salas de reunião estão livres, em tempo real, com base na informação fornecida pelas lâmpadas. O aplicativo pode disponibilizar um serviço de navegação até a sala em questão, usando uma tecnologia proprietária da Signify que utiliza uma modulação especial da luz. Essa modulação é imperceptível ao olho humano, mas é captada pela câmera do smartphone. Desta forma, ao ligar a câmera pelo aplicativo, o usuário verá na imagem a indicação do caminho que deve seguir para chegar à sala de reunião.

Indústria

A versão industrial tem as mesmas ferramentas da versão para escritórios. “Propomos o uso inteligente da iluminação baseada na presença das pessoas e a gestão mais ativa das luminárias. Um local mal iluminado reduz produtividade e traz riscos para a indústria”, diz Sobral. “A solução se baseia em três pilares: melhorar a produtividade das pessoas; maximizar eficiência energética, e criar ambientes mais seguros”, resume.

Além da venda dos equipamentos, a Signify cobra uma licença anual pelo uso da solução. Um primeiro projeto na América Latina será implementado na Argentina em janeiro. O executivo espera que projetos no Brasil sejam lançados no começo de 2021.