N26

Cartão do N26, fintech alemã que deve chegar no Brasil no primeiro semestre de 2022

A fintech alemã N26 está de saída dos Estados Unidos. O banco digital aportou no mercado norte-americano em julho de 2019 e, em dois anos, acumulou 500 mil clientes. No comunicado em seu site publicado nesta quinta-feira, 18, Alex Weber, CGO do banco digital, explicou que, para continuar, seria necessário um investimento significativo de mais recursos e capacidade das equipes centrais para atingir os objetivos ambiciosos para o país.

Outro ponto citado pelo executivo é que, com a pandemia, a adoção de bancos digitais no mundo, em especial na Europa, acelerou em níveis “sem precedentes”.

“É por isso que – por mais doloroso que seja – estamos reduzindo a prioridade dos EUA para aprimorar nosso foco estratégico no importante papel que temos que desempenhar como pioneiros em banco digital na Europa. Priorizaremos a expansão de nosso produto em novos setores em resposta à forte demanda dos clientes. Ao fazer isso, acreditamos que podemos expandir nossa posição como líder em banco digital, trazendo uma oferta ainda melhor e mais abrangente para milhões de pessoas”, escreveu no comunicado Weber.

Operações no Brasil

O fim das operações nos EUA, no entanto, não impede que o N26 chegue ao Brasil. Em seu texto, o CGO confirma que o banco digital está vindo para o País, mas que a operação é independente das equipes centrais da empresa. “Estabelecemos uma empresa autônoma no Brasil que, movida por sua própria licença local, está atualmente testando um produto local e buscará trazer a segunda era de FinTechs ao mercado em 2022”, completa em seu texto.

No Brasil, o N26 também emitiu um comunicado à imprensa, no qual reforça que o evento não muda os planos para o País, que é lançar oficialmente o banco digital no primeiro semestre de 2022. Explicou, inclusive, que a fintech já tem licença de Sociedade de Crédito Direto (SCD) aprovada no Banco Central.

O N26 anunciou no início de novembro sua chegada ao Brasil para ser uma fincare, uma plataforma de cuidados financeiros que tem a intenção de ajudar o brasileiro a cuidar de sua saúde financeira. No momento, a empresa convoca 2 mil pessoas para testarem a ferramenta e ajudar em sua criação.

O início da história

No começo de 2019, o N26 anunciou a preparação de sua chegada para o Brasil, com Eduardo Prota – que tem passagens por Santander e Cielo – como o executivo responsável pela operação.

Em abril do mesmo ano, confirmou a expansão para os EUA e, em seguida, para o Brasil. Informou, inclusive, à época de que teria algumas vagas disponíveis no País. Ainda não havia muitas definições, mas o processo estava começando. E, em julho, o banco digital anunciava o início das operações nos EUA.