O Roblox (AndroidiOS) apresentou nesta segunda-feira, 18, uma série de mudanças na proteção de seus usuários, em especial aqueles com menos de 13 anos de idade, além de novos rótulos para distinguir as experiências no app.

De acordo com a companhia, as soluções de rotulagem passarão a ser baseadas no conteúdo. Antes, as experiências eram baseadas em faixas etárias. Com isso, a disposição fica da seguinte forma:

  • Mínimo – pode conter violência leve, sangue irreal leve ou medo ocasional;
  • Leve – pode conter violência leve repetida, sangue irreal intenso, humor vulgar leve ou medo leve repetido;
  • Moderado – violência moderada, sangue real leve, humor vulgar moderado, conteúdo de jogo de azar não jogável ou medo moderado;
  • Restrito – violência forte, sangue real intenso, humor vulgar moderado, temas românticos, conteúdo de jogo de azar não jogável, presença de bebida alcoólica, linguagem forte ou medo moderado.

Com isso, as experiências restritas ficam bloqueados para menores de 17 anos de idade e são liberados apenas com verificação de idade por selfie e foto de documento com foto. Menores de 9 anos só podem acessar jogos marcados como leves e moderados e só poderão jogar nas outras classificações com aval de pais e responsáveis.

Comunicação

O Roblox ainda está proibindo que usuários menores de 13 anos de idade enviem mensagens diretas para outros usuários no Roblox fora de jogos, ou seja, as crianças não poderão mais usar o bate-papo da plataforma e só podem se comunicar dentro das experiências.

Essas regras serão default. Mas poderão ser alteradas pelos pais.

Pais e responsáveis

(divulgação)

A atualização desta segunda-feira também dará mais controle aos pais. Agora, os responsáveis poderão gerenciar a conta de seus filhos remotamente. Isso inclui revisão e controle de atividades, tais como:

  • Definir limite diário de uso;
  • Acessar lista de amizade das crianças;
  • Acesso à ferramenta de restrição de gastos (já existente);
  • Limitar funcionalidades de conversação;
  • Definir o tipo de conteúdo que a criança ou adolescente pode acessar.

Vale dizer, as contas com privilégio de responsável precisam ser verificadas por idade com um documento de identidade válido pelo governo ou cartão de crédito ativo.

Disponibilidade

Os novos recursos para os pais passam a valer nesta segunda-feira, 18. Assim como as rotulações de experiência baseadas em conteúdo. E as restrições de mensageria para os menores de 13 anos de idade devem entrar em vigor até o primeiro trimestre de 2025.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!