Pelo terceiro ano consecutivo, a GSMA disponibiliza um aplicativo móvel para os participantes do Mobile World Congress (MWC). O aplicativo continua sendo uma ferramenta indispensável, pois oferece na tela do celular a programação completa e os mapas do evento – a feira é enorme, com 8 pavilhões e centenas de stands, portanto, um mapa digital no bolso vem sempre a calhar. O participante pode montar sua própria programação, marcando as palestras que deseja assistir, assim como os palestrantes favoritos e os stands que pretende visitar. O crachá para entrada na feira também está incluído no app e pode servir como autenticador via NFC nas catracas da portaria.

A grande novidade do app este ano é a possibilidade de pedir uma refeição e pagá-la adiantadamente pelo smartphone usando uma conta do PayPal. A refeição estará disponível para ser pega em filas especiais para pedidos de m-commerce. No app consta a lista de todos os restaurantes dentro da feira, com seus respectivos menus, preços e localização. Aqueles que aceitam compra pelo app aparecem marcados com o símbolo de um carrinho de supermercado. Só vou saber se funciona de verdade testando ao vivo, em Barcelona, mas a ideia e fantástica. Se conseguir resolver o problema das longas filas de almoço será sensacional. Só vai faltar resolverem a falta de mesas…

Outra novidade é que os mapas dos pavilhões agora estão em 3D. Aparentemente, isso pode indicar que haverá algum tipo de tecnologia de navegação indoor, provavelmente via Wi-Fi e/ou marcadores de Bluetooth Low Energy (BLE), a conferir!

Uma dica: quem já tinha o app instalado do ano passado precisa atualizá-lo para ter acesso a essas novidades. Elas foram incluídas em uma nova versão lançada na última segunda-feira, 17.

Link para a App Store

Link para a Google Play

Link para a Windows Store