Logo após o anúncio pelo Google da Android Wear, extensão do sistema operacional Android para acessórios conectados, a Motorola divulgou alguns detalhes do seu primeiro relógio conectado. O Moto 360 será um dos primeiros produtos no mercado a usar o Android Wear e deve chegar às prateleiras até o fim do ano.

Com design arredondado, diferente da maioria dos relógios conectados lançados até o momento, quase todos retangulares, o Moto 360 parece até um relógio de ponteiro comum. Mas o aparelho é inteligente: se comunica via Bluetooth com o smartphone Android do usuário a recebe diversas notificações de apps em sua tela, como alertas da agenda, mensagens de texto, emails etc. Além disso, atende a comandos de voz, iniciados pela frase "ok google", tal como no Moto X, aparelho top de linha da Motorola, e no Google Glass.

A LG é outra fabricante que confirmou nesta semana estar desenvolvendo um relógio conectado com Android Wear, o G Watch. O Google informou que Asus, HTC e Samsung também estão trabalhando em modelos com o sistema operacional.

Samsung

Um ponto a ser observado daqui em diante no desenvolvimento de wearable devices diz respeito à Samsung: os relógios conectados da empresa lançados até o momento usam o sistema operacional Tizen. Por sinal, a fabricante sul-coreana disponibilizou recentemente um SDK para desenvolvedores criarem apps Tizen para seus relógios. Com a chegada do Android Wear, como ficará a sua estratégia? Qual OS a Samsung vai priorizar para acessórios conectados daqui em diante?

Tela Viva Móvel

O mercado de wearable devices e suas oportunidades para desenvolvedores móveis será tema de painel durante o 13º Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no World Trade Center, em São Paulo. O evento é organizado pela Converge Comunicações, com a curadoria editorial de MOBILE TIME. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08007715028 ou no email [email protected]/mt2018.