Os relógios conectados não servirão apenas para ver as horas e ler notificações recebidas pelo smartphone, mas também para brincar. Alguns jogos que fazem sucesso na tela dos smartphones já preparam suas versões para as reduzidas telas dos smartwatches, como o Perguntados, da argentina Etermax. E há também quem aposte no desenvolvimento de jogos exclusivamente para os relógios. É o caso da finlandesa Everywear Games, que acaba de anunciar a sua entrada em operação como sendo o primeiro estúdio de jogos do mundo a se dedicar ao desenvolvimento para smartwatches.

A brincadeira parece ser séria. A Everywear Games foi fundada por ex-executivos de três empresas de renome no mundo dos jogos eletrônicos: Aki Järvilehto, Mika Tammenkoski e Markus Tuppurainen trabalharam na Remedy, Digital Chocolate e Rovio (criadora do Angry Birds), respectivamente. Além disso, tem como investidores dois fundos com experiência no mercado de games: a Lifeline Ventures, que investiu na Supercell, criadora do Clash of Clans, e a Sunstone Capital, que apostou no Minecraft, outro sucesso do mundo dos jogos móveis.

A Everywear Games ainda não lançou nenhum título. O primeiro deve acontecer nos próximos meses. Não foram revelados detalhes sobre para quais relógios serão produzidos os jogos, mas é provável que funcionem pelo menos com Android Wear e com o Apple Watch. A dúvida é se vai operar com Tizen também, plataforma usada pela Samsung para os seus primeiros relógios.

A única coisa que se sabe é que a Eveverwear Games acredita que os jogos para smartwatches vão requerer sessões curtas, de cinco a 15 segundos cada. Isso não significa que uma partida precise demorar tão pouco. Podem ser jogos de estratégia longos, que possam ser disputados em dias ou meses, mas sempre através de sessões curtas.