O Google escanenou 400 milhões de smartphones Android em média por dia ao longo de 2015 em busca de apps maliciosos que estivessem instalados neles. Ao todo, foram verificados em média mais de 6 bilhões de apps por dia no ano passado, informa a equipe de segurança da empresa, em relatório anual divulgado nesta terça-feira, 19. Há 1 bilhão de smartphones Android no mundo.

O Google relata que a coleta ilegal de dados em smartphones caiu 40% em relação a 2014, presentem apps instalados em 0,08% dos aparelhos; Spywares tiveram uma queda de 60%, presentes em 0,02% dos handsets; e downloads hostis caíram 50%, com encontrados em apenas 0,01% dos celulares com Android.

Foi encontrado algum tipo de ameaça (malware ou aplicativos com danificação em potencial) obtida por meio de apps da Google Play em aproximadamente 0,15% dos dispositivos. O número sobe para 0,5% quando adicionadas outras lojas e outras formas de downloads de aplicativos.

Em seu relatório, o Google destaca duas iniciativas de combate a vírus em Android: a opção Verify Apps, que ajudou a reduzir em 80% ações de fraudes russas, e o seu programa de recompensa para os pesquisadores que encontrarem vulnerabilidade no Android. Lançado em junho de 2015, o Google distribuiu mais de US$ 200 mil para os profissionais que acharam e reportaram 100 brechas no sistema operacional.