Está escalada a Seleção Mobile Time 2021. De um total de mais de 3 mil matérias publicadas entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de março de 2021, a equipe editorial do site escolheu 11 iniciativas, usando como critérios o caráter inovador delas e seu potencial impacto na sociedade e no mercado. Os pré-requisitos foram: 1) ter sido lançada no País; 2) usar o smartphone, tablet, wearable ou assistente de voz como interface e/ou a rede móvel para coleta ou tráfego de dados; 3) ter sido notícia no Mobile Time no referido período.

Os 11 selecionados concorrem ao Prêmio Seleção Mobile Time 2021. Eles participam agora de uma votação popular e passam pela análise de um júri especializado, incluindo especialistas e jornalistas de tecnologia de diferentes veículos. Haverá dois vencedores: um para a iniciativa com mais votos do público e outro para aquela mais bem avaliada pelo júri. Os vencedores serão conhecidos na noite de 11 de maio, durante a 20ª edição do seminário online Tela Viva Móvel e divulgados na mesma data no site do Mobile Time. Veja no vídeo abaixo os indicados:

Acesse a página do prêmio para conhecer mais sobre os 11 finalistas e dar o seu voto. A eleição popular vai até o dia 7 de maio. É permitido apenas um voto por endereço de email.

Troféu do Prêmio Seleção Mobile Time 2021

Pix leva troféu hors-concours

Excepcionalmente nesta edição, a organização do prêmio Seleção Mobile Time decidiu conceder um troféu para uma iniciativa “hors-concours” para o Pix, serviço de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. 

O Brasil é um dos pioneiros no mundo na implementação de uma plataforma nacional de pagamentos instantâneos, controlada pelo seu Banco Central, com a participação obrigatória de todos os grandes bancos e com forte adesão da população.

Em cinco meses de operação, o Pix conseguiu atrair 76 milhões de pessoas e 5 milhões de empresas a cadastrarem suas contas bancárias e/ou de pagamentos, e registrou mais de 1 bilhão de transações que movimentaram R$ 787 bilhões.

Vale mencionar também o caráter colaborativo do processo de construção do Pix, por meio de um Fórum de Pagamentos Instantâneos criado pelo Banco Central e aberto à participação de representantes do setor financeiro e de pagamentos. Sem dúvida, a participação dos diversos atores desse mercado foi fundamental para assegurar o sucesso da iniciativa.

Mobile Time acompanhou o Pix desde que ainda era uma ideia dentro do Banco Central, antes mesma da implementação do Fórum de Pagamentos Instantâneos, ciente do potencial impacto que tal iniciativa teria no mercado, se bem implementada. Além da cobertura jornalística, convidamos representantes do BC para participarem do seminário Mobishop desde a sua primeira edição, em 2018, para explicarem o projeto do Pix.

Por tudo isso, o Banco Central recebe este ano o troféu “hors-concours” do Prêmio Seleção Mobile Time 2021.

História

O Prêmio Seleção Mobile Time é o novo nome do antigo Prêmio Tela Viva Móvel, realizado desde 2007, primeiramente pelo Teletime e depois por Mobile Time.

No ano passado, o prêmio Seleção Mobile Time teve como tema iniciativas que usassem a tecnologia móvel no combate ao novo coronavírus ou aos impactos sociais, econômicos e de saúde decorrentes da pandemia. O grande vencedor foi o projeto Missão Covid, que conecta médicos voluntários a pessoas com sintomas da doença para consultas através de videoconferência via WhatsApp.