As cidades estão ficando cada vez mais conectadas e oferecendo soluções inteligentes para melhorar a vida dos seus cidadãos e turistas. Trata-se de um mercado enorme e que vem sendo explorado gradativamente por empresas diversas que atuam nas mais diversas áreas. É nesse contexto que nasce a Tacira, uma start-up brasileira que pretende se especializar na oferta de soluções de smart cities nas verticais de saúde, educação, segurança e locais inteligentes. A empresa conta com o suporte financeiro do Grupo Ceres.

A Tacira pretende agrupar soluções de diferentes parceiros (cerca de cinco para cada vertical) em uma plataforma própria, que proverá a interface para os cidadãos. A expectativa é realizar projetos que beneficiem cerca de 10 milhões de pessoas ao longo dos próximos dois anos.

A empresa já tem três projetos-piloto em andamento: 1) boulevard gourmet em Águas de São Pedro/SP, que inclui Wi-Fi público, totem interativo e ferramentas de engajamento e gamificação para os visitantes; 2) uma praça inteligente em Itatiba/SP, com uma série de recursos de autoatendimento para a população; 3) um app da prefeitura de Lavras/MG, para o cidadão alertar as autoridades competentes sobre a incidência de potenciais focos do mosquito da dengue.

"É preciso entender o contexto geográfico de cada região e moldar a solução para cada uma. uma coisa é educação para Águas de São Pedro, outra é para São Paulo", comenta Washington Tavares, um dos fundadores da Tacira. Ele destaca também a inclusão de ferramentas de engajamento da população com os projetos criados: "Se não for feita uma ação de engajamento da população para utilizar a ferramenta, a chance de o projeto ser um fiasco é grande. A nossa plataforma tem engajamento e gamificação no seu core."

A Tacira conta também com três pessoas em um escritório em Londres, para a realização de projetos de smart cities na Inglaterra. Ainda não há nenhum projeto em andamento lá por enquanto.

Forum Mobile+

O Forum Mobile+ deste ano contará com um dia inteiro dedicado a Internet das Coisas (IoT) no qual haverá um painel sobre soluções móveis para cidades inteligentes. Nele, estão confirmadas as participações de Ângelo Leite, CEO da Serttel; Eduardo Koki Iha, gerente da divisão de smart cities e IoT da Telefonica Vivo; George Soares, do Centro de Operações Rio (COR) e Ivan de Souza, da Geist; Lucas Pinz, gerente sênior de tecnologia da Promon Logicalis; e Simão Pedro Chiovetti, secretário municipal de serviços de São Paulo.

O Forum Mobile+ acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, no WTC, em São Paulo. O evento é organizado pela Converge Comunicações e sua curadoria é feita pelos editores do MOBILE TIME (Fernando Paiva), TELETIME (Samuel Possebon) e TI INSIDE (Claudiney Santos). A grade atualizada do evento e maiores informações estão disponíveis no site do Forum Mobile+. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800-7715-028.