O Mercado Pago (Android, iOS) passa a oferecer linha de crédito em mar aberto para vendedores da fintech e do Mercado Livre (Android, iOS). A análise é feita em até quatro dias úteis. Até então, a fintech oferecia crédito pré-aprovado.

Para solicitar o crédito, o usuário deve entrar na área Mercado Crédito na conta Mercado Pago ou no Mercado Livre. Em seguida, clicar em “Solicitar crédito para meu negócio”, preencher o formulário e conectar os dados de sua conta bancária.

Após a análise de crédito e liberação do limite, o empreendedor pode acessar a área, escolher a quantidade de parcelas desejada para pagar o serviço e, ali mesmo, visualiza o cálculo da taxa de juros – inclusive de cada parcela –, bem como o custo final do crédito que está contratando. Na área Mercado Crédito, o usuário confere as parcelas que ainda faltam, a data de vencimento, e pode antecipar o pagamento.

O modelo adotado tem como objetivo facilitar a análise de crédito do vendedor. E, a partir de setembro, quando começar a agenda de crédito do open finance, gradualmente os empreendedores poderão levar seus dados para o Mercado Pago e, com isso, ter acesso a melhores ofertas.

A fintech oferece capital de giro; crédito com amortizações flexíveis – neste caso o vendedor pode pagar por meio de retenção de um percentual das vendas; e dinheiro express, crédito de curto prazo com pagamento em 7, 14 ou 21 dias. As ofertas podem variar de R$ 100 a R$ 500 mil.

Número de usuários

Foram registrados no último trimestre mais de 8,3 milhões de vendedores únicos da fintech, além de 12 milhões de vendedores do Mercado Livre no Brasil.

Na América Latina, são mais de 60 milhões de pagantes únicos no Mercado Pago.